04 ABR 2013
Hospital Municipal recebe doação de óleo em ação de Taquaral
Hospital Municipal recebe doação de óleo em ação de Taquaral

O Hospital Municipal Julia Pinto Caldeira recebeu na manhã de quarta-feira (27), 198 litros de óleo vegetal novo, doado por alunos do Programa Ação Jovem de Taquaral. A doação foi recebida pelo diretor de Saúde de Bebedouro, Eurico Medeiros Jr. e os vereadores Sebastiana Camargo (DEM) e Fernando Piffer (PSDB).
O grupo de 80 jovens de 14 a 24 anos, em período escolar, mobilizou os moradores de Taquaral, em uma ação de reciclagem de óleo de cozinha. Acompanhados por um carro de som que os ajudou na divulgação, os jovens, durante duas manhãs de sábados, bateram de porta em porta, com objetivo, segundo Leticia de Souza, orientadora social do Programa, de conscientizar a população sobre os danos causados ao meio ambiente, pelo descarte inadequado de produtos como óleo e gordura nos esgotos das residências. Oitocentos litros de óleo usado foram arrecadados e trocados na empresa Granol. Para o diretor da Saúde Eurico Medeiros, esse é um dos caminhos para buscar a solução quanto ao lixo produzido pelo consumo humano, a educação da população quanto à conscientização ambiental. “A atitude desses jovens demonstra responsabilidade consciente, e nos faz refletir que podemos contribuir na diminuição dos danos causados pelo lixo humano à natureza, se cada um de nós fizermos a nossa parte”, explicou.

Saaeb- De acordo com dados do Serviço de Água e Esgoto de Bebedouro, estima-se que uma família use 1,5 litro de óleo de cozinha por mês. Para servir de parâmetro, 1 litro de óleo é responsável pela poluição de 1 milhão de litros de água. “Hoje, o óleo é um dos principais responsáveis pelo entupimento das redes coletoras de esgoto”, informou Gilmar Feltrin, diretor do Saaeb