01 JUL 2013
CRECHE ESCOLA

O Governo do Estado de São Paulo instituiu pelo Decreto no. 57.367, de 26 de setembro de 2011, o Programa “Ação Educacional Estado/Município/Educação Infantil” – Creche Escola, que tem como justificativa, entre outras, oferecer aos municípios, apoio técnico e financeiro para ampliar o atendimento à Educação Infantil – primeira etapa da Educação Básica. Dados de pesquisa têm comprovado que aquelas crianças com escolaridade na Educação Infantil têm melhor desempenho no Ensino Fundamental.

O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Fundação para o Desenvolvimento da Educação. Para sua implantação foram definidos critérios de vulnerabilidade sócio educacional dos municípios, bem como propostos modelos de creche com capacidade de atender de 70 a 150 crianças.

O Prefeito esteve na tarde do dia 20 de Março em São Paulo avistando-se com o Secretário Rodrigo Garcia, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, confirmando a contemplação do município de Taquaral  ao programa, para atender as necessidades da demanda da cidade, através de uma creche com capacidade de atendimento de até 150 crianças, oportunidade em que assinou Termo de Adesão ao Programa Creche Escola, atendendo a indicação do Deputado Federal Duarte Nogueira.

Segundo o Secretário Rodrigo Garcia, o Programa Creche Escola é desenvolvido em conjunto pelas Secretarias de Estado de Desenvolvimento Social e da Educação, que possibilita a construção de unidades para a Educação Infantil nos municípios..

O Prefeito, exultante com essa conquista, assinala que o objetivo dessa implantação é garantir o direito da criança à educação e o da família de manter os seus filhos em equipamentos públicos adequados, propiciando a mãe trabalhadora, tranquilidade com a educação e a segurança de seus filhos. “Com a implantação em Taquaral dessa nova creche, nenhuma criança ficará sem vaga, todas serão atendidas”,  diz o Prefeito.

O benefício apontado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Educação por esse programa, se baseia em pesquisas que comprovam que têm melhor desempenho escolar as crianças que ingressam no sistema educacional na faixa etária que precede o Ensino Fundamental.