O Departamento Municipal de Saúde é um Órgão da Administração Direta, subordinada diretamente ao Chefe do Poder Executivo. Propõe e implementa políticas públicas de gestão e promoção da saúde no município, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Presta ações e serviços aos usuários do SUS.
O Serviço de Regulação realiza o serviço interno de organização, controle, gerenciamento e a priorização do acesso e dos fluxos assistenciais no âmbito do SUS. As atribuições da regulação envolvem: garantir o acesso aos serviços de saúde de forma adequada; garantir os princípios da equidade e da integralidade; fomentar o uso e a qualificação das informações dos cadastros de usuários, estabelecimentos e profissionais de saúde; elaborar, disseminar e implantar protocolos de regulação; diagnosticar, adequar e orientar os fluxos da assistência; construir e viabilizar as grades de referência e contrarreferência; capacitar de forma permanente as equipes que atuarão nas unidades de saúde; subsidiar as ações de planejamento, controle, avaliação e auditoria em saúde; subsidiar o processamento das informações de produção; e subsidiar a programação pactuada e integrada. Tem como objetivo marcar e reduzir o tempo de espera pelo atendimento e melhorar a organização das filas de espera. A partir da identificação da necessidade do usuário, é definido o melhor local e a melhor data para a consulta e/ou procedimento.
O Serviço de Gerenciamento de Sistemas realiza os serviços de organização, controle, atualização e gerenciamento dos diversos sistemas de saúde na APS – Atenção Primária à Saúde, encaminhando os dados para o Ministério da Saúde, destacando: CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde); e-SUS: sistema oficial do Ministério da Saúde para o faturamento das ações e procedimentos na APS; CADSUS: sistema que atualiza as informações para o Cartão Nacional de Saúde e gera o cartão SUS; BOLSA FAMÍLIA: alimentação e atualização do sistema.
O Serviço de Vigilância Epidemiológica elabora e implementa a fiscalização sanitária e a prevenção de zoonose no município. Controle e Notificação de Doenças Compulsórias; Combate às endemias; acondicionamento, controle e distribuição municipal de vacinas e insumos.
O Serviço de Vigilância Sanitária realiza ações de fiscalização sanitária em estabelecimentos e Serviços de Saúde. Áreas de atuação: medicamentos, alimentos, cosméticos e saneantes, produtos da saúde, segurança do paciente, serviços de saúde. Responsável pelo licenciamento sanitário dos estabelecimentos de interesse da saúde e das fontes de radiação ionizante.
O Serviço de Odontologia presta serviços de assistência odontológica à comunidade; programas educativos, preventivos e curativos.
Unidades Básicas de Saúde - O município possui 01 Unidade Básica de Saúde, e 01 Estratégia Saúde da Família (ESF) que representam porta de entrada aos serviços e ações integrais de Atenção Primária à Saúde.
O Serviço de Transporte de Ambulância presta serviços de transporte de pacientes para os Hospitais de referência com agendamento prévio, e serviço de transporte em casos de urgência e emergência 24 horas por dia.