16 JAN 2024
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
INFORME VIGILÂNCIA EM SAÚDE 07/2024 - O COMBATE E PREVENÇÃO A DENGUE CONTINUA

No último dia 13 de janeiro, o controle de vetores juntamente com os funcionários do município  de Taquaral, uniu esforços em um mutirão dedicado ao combate à dengue, percorrendo casa-a-casa em uma ação conjunta de prevenção. A participação ativa da população foi fundamental, evidenciando a importância do engajamento de todos no enfrentamento dessa grave questão de saúde pública. Durante o mutirão, foram identificados diversos criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya. A comunidade, ciente da gravidade da situação, colaborou na identificação e eliminação desses focos, contribuindo significativamente para a redução do risco de transmissão dessas doenças.

É fundamental destacar e expressar nossa gratidão à equipe do Controle de Vetores do município de Taquaral, SP, que desempenhou um papel crucial na coordenação e execução dessa iniciativa. O trabalho incansável desses profissionais foi essencial para o sucesso do mutirão e para promover a conscientização da população sobre a importância de medidas preventivas no combate à proliferação do mosquito.

A colaboração entre a comunidade e as autoridades locais reforça a ideia de que, juntos, podemos criar um ambiente mais seguro e saudável. O mutirão não apenas resultou na identificação e remoção de criadouros, mas também fortaleceu os laços comunitários e a responsabilidade compartilhada na promoção da saúde.

Que essa ação sirva de inspiração para futuras iniciativas e que possamos continuar unindo forças para combater não apenas a dengue, mas todas as ameaças à saúde pública que possam surgir. A prevenção é um esforço contínuo e coletivo, e cada cidadão desempenha um papel crucial nesse processo.

Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024